sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Basquete: com apoio da torcida, Piracicaba ganha o ouro na 1ª divisão

A torcida compareceu em massa na noite de ontem (20) para apoiar o time de basquete masculino no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. Os cerca de 2300 torcedores, segundo estimativa da organização dos jogos, viram o time de Piracicaba vencer o segundo jogo da série melhor de três contra São José do Rio Preto e sair com o título de campeão dos Jogos Abertos do Interior, que não conquistava há mais de 30 anos.


Grande torcida acompanha anfitriões nas finais

O jogo começou corrido, e logo nos primeiros lances o pivô do time piracicabano, Jonny, reclamou por uma falta de ataque e o juiz o advertiu com vigor, transformando a jogada em falta anti-desportiva. A torcida se inflamou diante da decisão rigorosa contra o time da casa, e passou a gritar mais. Os jogadores aproveitaram o apoio e abriram 18 a 13. O técnico de Rio Preto pediu tempo e deu bronca, mas não era possível conter o time de Piracicaba. Fim do primeiro quarto: 29 a 18.

A torcida organizada “Esquadrão”, que costuma acompanhar o time de futebol do XV, entrou no ginásio pouco antes do fim do primeiro período. Parecia ser o fim de qualquer possibilidade de tranqüilidade para os visitantes. Porém, apesar do barulho no intervalo, a torcida permaneceu em silêncio diante de um segundo período de recuperação do time de Rio Preto. 26 a 26 no segundo quarto e vantagem mantida até o meio do jogo.


Borracha enterra para levantar a torcida no 3º período

Na volta do intervalo a torcida ainda não tinha percebido o risco que o time corria com seu silêncio, que significava empolgação dos adversários. Somente após o empate em 60 pontos a torcida voltou a agitar, atendendo ao pedido do armador Will. O time reagiu e reassumiu a dianteira no placar, fechando em 71 a 65, apesar de pontuar menos no período.


Time posa para fotos com medalhas e bandeira do XV

No último quarto o time de Piracicaba voltou como quem quer ser campeão. Pareciam ter sido lembrados pelo técnico Broca do resultado do dia anterior, e que estavam a 10 minutos da conquista dos Jogos, objetivo principal do segundo semestre para a equipe que disputa a difícil elite do basquete do estado.

Edú, de Rio Preto, reclamou pela marcação de uma falta, e o mesmo juiz que havia advertido Jonny, transformou sua reclamação em anti-desportiva: a torcida estava vingada e agora não haveria mais silêncio no Blatkauskas. Com impressionantes 8 a 0 no período o time empolga, e chega a abrir 18 pontos de vantagem, a maior do jogo. Faltando menos de dois minutos para o encerramento, e vendo seu time vencer por 91 a 71, a torcida já gritava “É campeão!”. E foram mesmo. Seguraram a posse de bola pelo tempo que puderam e garantiram a vitória por 91 a 81.


Diogo, Borracha e Ânderson usam bandeira em festa

Parte da torcida invadiu a quadra para festejar com os jogadores. O cestinha da partida, o pivô Jonny, com nada menos que 26 pontos, classificou a presença da torcida como ponto determinante para a vitória. Danilo afirmou que não via o ginásio assim desde a final da A2 de 2006, quando o time também foi campeão. A partir daí foi só festa, banho no técnico e fotos com os muitos fãs que faziam, agora mais do que nunca, parte do time.

Dobradinha

No primeiro jogo da noite, as meninas de Piracicaba também garantiram o ouro no basquete da primeira divisão. Em mais um jogo fácil na série contra São José do Rio Preto, o time piracicabano venceu por largos 86 a 29, antecipando a conquista do ouro, assim como o time masculino. Festa no Blatkauskas, e o ginásio gritou “É campeão” duas vezes na mesma noite.

Time feminino de Piracicaba: campeãs com facilidade

(Texto e Edição: Iuri Botão/ Fotos: Leonardo Moniz)






Nenhum comentário: