sexta-feira, 21 de novembro de 2008

SESI reúne craques do Karate nacional

O ginásio do SESI – Vila Industrial recebeu ontem, 20 de novembro, atletas de níveis nacionais e internacionais, nas competições de Karate. O técnico da equipe do São Vicente, Rogério Wong, afirma que essa é a grande vitrine do Karate brasileiro. As competições iniciaram às 10h30 e prosseguiram até as três horas da tarde de ontem.



As quatro Koto - arena de luta

Já a atleta da seleção brasileira de Karate, Ruana Carla de Oliveira,19, diz que a competição de Karate dos Jogos Abertos “é muito forte, mais do que o campeonato brasileiro, pois reúne todas as categorias, juvenil, júnior e adulto”.

Diretor de eventos da Federação Paulista de Karate e árbitro, Paulo Romeu da Silva, considera os Jogos Abertos um campeonato brasileiro, pois reúne atletas de nível nacional e internacional.

O campeão em 5º lugar pelo Campeonato Mundial de Karate, Marco Aurélio de Sá, 29, que voltou semana passada do Japão conta seu extenso currículo: medalha de ouro na disputa de ontem nos Jogos Abertos na modalidade Kata individual e por equipe da 1º Divisão; campeão brasileiro por seis vezes; campeão paulista por nove vezes; campeão dos jogos abertos seis vezes na modalidade individual e cinco por equipe; vice-campeão pan-americano; campeão brasileiro militar e campeão brasileiro universitário.



Kata masculino em equipe

Marco compete pela Federação Paulista de Karate e Confederação Brasileira de Karate, que representa a cidade de São Caetano do Sul e tem como treinador o Profº. Veríssimo Lopes, desde o início de sua carreira, há 19 anos.

As quatro Kotos – arenas de lutas- do ginásio do SESI estavam lotadas de puro brilho, com os melhores atletas de karate do país. As competições de karate na modalidade Kata – luta imaginária -, já se encerraram, mas as da modalidade Chiai Kumite – lutas - acontecem até hoje, 21, sexta.


Kata: modalidade do Karate

Karate é um esporte pouco conhecido e praticado no Brasil, se perguntassem para você o que é Kata você saberia responder? Ou diria “catar?catar o que?”.

Kata é uma modalidade do Karate, luta imaginária, na qual são avaliadas a força, respiração, velocidade, explosão, a base é a técnica, “quanto mais perfeito o movimento, o golpe, ganha”, explica a karateca Ruana Carla.

O Kata pode ser competido individualmente e por equipe.



Kata feminino em equipe

Confira abaixo a classificação do Karate modalidade Kata dos Jogos Abertos.

Classificação da 1º Divisão Karate- modalidade Kata

Kata Equipe Feminino –
1º lugar São Caetano
2º lugar Pindamonhangaba
3º lugar Santos


Kata Equipe Maculina –
1º lugar São Caetano
2º lugar Santos
3º lugar São José dos Campos



Kata Individual Feminino –
1º lugar São Caetano
2º lugar São Bernardo do Campo
3º lugar Pindamonhangaba


Kata Individual Maculina –
1º lugar São Caetano
2º lugar São Bernardo do Campo
3º lugar Santos




Classificação da 2º Divisão Karate- modalidade Kata

Kata Equipe Feminino
1º lugar Santo André
2º lugar Ribeirão Preto
3º lugar Presidente Prudente


Kata Equipe Maculina

1º lugar Rio Claro
2º lugar Santo André
3º lugar Presidente Prudente


Kata Individual Feminino
1º lugar Rio Claro
2º lugar Presidente Prudente
3º lugar Ribeirão Preto


Kata Individual Masculina
1º lugar São Roque
2º lugar Ribeirão Preto
3º lugar Jaú

(Texto: Camila Gusmão / Fotos: Zamir Júnior / Edição: Rafaela Ometto)

Nenhum comentário: