segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Da teoria para a prática

A realização dos Jogos Abertos de Piracicaba envolveu até a comunidade acadêmica. Durante os 13 dias do maior evento esportivo do país, alguns alunos da Unimep trocaram os corredores da universidade pelos locais de competição. O objetivo é que os estudantes vivenciem na prática o que aprendem em sala de aula.

Os cursos de Economia, Turismo, Educação Física, Jornalismo, Rádio e TV, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Gastronomia são parceiros da Prefeitura de Piracicaba para o desenvolvimento de atividades relacionadas à área de estudo de cada curso. Além da experiência profissional, os alunos podem contribuir com seu trabalho.

Economia - O curso de Economia vai fazer à estimativa do valor da movimentação no comércio e serviços de Piracicaba em decorrência dos jogos.
De acordo com o coordenador do curso de Economia, Francisco Constantino Crocomo, a metodologia de pesquisa consiste em colher informações das delegações e realizar entrevistas com uma amostra de atletas, para identificar o tipo e o valor de seus gastos na cidade. Após o levantamento, o grupo irá trabalhar na tabulação e análise dos dados.
A equipe de Economia é composta por 12 alunos e dois professores. Segundo Crocomo, esta atividade é uma oportunidade para os alunos vivenciarem o impacto econômico gerado por um evento de grande porte em um município.

Educação Física – O curso de Educação Física suspendeu as aulas durante o período dos jogos para a participação total dos alunos no evento. Alguns grupos devem acompanhar de perto a rotina das delegações, os treinamentos, a preparação e concentração para as partidas, a orientação dos técnicos, o clima antes e depois das competições, o ambiente na hospedagem, etc. Outros devem auxiliar as equipes de organização na execução das competições, como por exemplo, dar suporte a arbitragem e direcionar os atletas durante as provas e partidas.
De acordo com o coordenador do curso, Clauberto de Oliveira Costa, o Beto, a idéia principal é que os alunos vivenciem o dia-a-dia das equipes e se envolvam em todo o processo de execução de uma competição esportiva.

Turismo – Aproximadamente 25 alunos do alunos do curso de Turismo participam da operação e organização dos jogos abertos. Eles atuam em parceria com a Secretaria de Turismo de Piracicaba, em um escritório operacional montado para o evento. Para a coordenadora do curso de Turismo, Marta Poggi e Borges, a experiência de participar de eventos desta abrangência pode direcionar a carreira de alguns estudantes para este campo de atuação. Os alunos de Turismo já participaram da operação dos Jogos Pan-americanos, em 2007, no Rio de Janeiro.

(Texto: Tânia Regina da Silva / Edição: Rafaela Ometto)

Nenhum comentário: