sábado, 22 de novembro de 2008

Fórum vê esporte como “solução social”

Encerrou-se nesta quarta, dia 19, o Fórum de Esportes, realizado pelo SESC Piracicaba em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras da Prefeitura de Piracicaba, que trouxe como objetivo o estímulo ao debate sobre a “Ética, Mídia e Sociedade”, tema deste ano.

No último dia do evento, estiveram presentes Adriana Saldanha, jornalista da ESPN Brasil, e o sociólogo Dante Silvestre Neto, especialista em educação adulta. O debate foi mediado por José Henrique Coelho, do SESC.

Adriana Saldanha apresentou como atua o projeto “Caravana do Esporte”, programa de incentivo ao esporte e educação em cidades carentes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A jornalista é diretora do projeto que conta com parceria da Unicef e da ONG Instituto Esporte e Educação, fundado pela ex-jogadora de Vôlei Ana Mozer.



“O projeto é uma oportunidade dada às crianças de brincar, praticar esportes e receber educação de bom nível”, ressalta. O programa atende menores de 7 a 14 anos e não tem pretensão de descobrir novos talentos. “Não há especial atenção para revelações, o Caravana do Esporte tem como missão a inclusão das crianças, fazer com que tomem contato com os esportes”, conta.

Resultados

Finalista do Prêmio Esso de Jornalismo, o “Caravana” já recebeu por duas vezes o Prêmio APCA de melhor programa esportivo da TV Brasileira, nos anos de 2005 e 2006.

Para o Dante Silvestre, a ação combate o que ele chama de “darwinismo social”. Segundo o sociólogo, os esportes vivem uma perigosa fase de exploração dos ritmos de competição. “A sociedade é competitiva, os resultados decidem quem sobrevive. No esporte ocorre o mesmo, quando na verdade deveriam lançar o indivíduo na vida poética”, afirma, insistindo que a competitividade exagerada “rompe com a ética no esporte”.

Em entrevista exclusiva ao blog, Adriana Saldanha reforçou que o papel do jornalista esportivo é essencial na ligação entre esporte e educação. E citou uma frase de Nelson Mandela, “O esporte e a arte podem mudar o mundo”.


O Fórum de Esportes aconteceu em função dos Jogos Abertos do Interior, sediados em Piracicaba na sua edição de 2008. As disputas encerram-se no próximo domingo.


(Textoe fotos: Leonardo Moniz)

Um comentário:

Anônimo disse...

Cadê a entrevista?