sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Hoje à noite: Cerimônia de abertura dos Jogos promete mostrar a cultura piracicabana

Nesta sexta-feira(14), o estádio Barão de Serra Negra será palco da cerimônia de abertura da 72ª edição dos Jogos Abertos do Interior. O evento é gratuito e aberto ao público.

A expectativa, de acordo com o chefe do setor de eventos da Prefeitura de Piracicaba, Alexandre Franco do Nascimento, é reunir de 10 a 12 mil pessoas. Segundo ele, a banda Acrópolis, contratada para o evento, estará se apresentando a partir das 19h, mas a programação oficial tem início às 19h30, com o protocolo oficial e desfile das delegações de todas as cidades participantes da competição. Na seqüência, ocorre a apresentação da tocha olímpica, o juramento do atleta e a fala das autoridades.

Nascimento informou ainda que, por ser uma competição de grande importância para o Estado, espera-se a presença do governador José Serra na abertura dos Jogos, inclusive devido à boa relação que o mesmo tem com o prefeito Barjas Negri. Mas caso ele não possa comparecer, o secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva, deve representá-lo. No ano passado, os dois estiveram presentes na abertura da 71ª edição realizada em Praia Grande.

Após a fala das autoridades, um espetáculo, criado e dirigido pelo diretor teatral Carlos ABC, mostrará aos participantes parte da cultura piracicabana. “O XV, a pamonha, os bonecos do Elias, o rio, enfim, tudo o que faz parte deste universo caipira”, adianta Carlos.

Participam voluntariamente cerca de 400 pessoas, de diferentes faixas etárias e segmentos sociais, ligadas ou não ao teatro e à dança. “Os figurantes terão a caracterização feita no adereço e não em forma de figurinos. As cenas terão movimentações simples, sem uso de movimento de dança ou ginástica rítmica, já que a tônica não é a rigidez da dança e sim a teatralização dos movimentos”, explica.


No estádio Barão de Serra Negra, Carlos ABC ensaia o espetáculo de abertura


Carlos ABC destaca as músicas escolhidas para o espetáculo, mescladas entre clássicos caipiras com grandiosas músicas de autores nacionais e internacionais, conferindo ao evento um clima de universalidade.


Na seqüência, ocorrerá a queima de fogos e a banda Acrópolis voltará a tocar. O fim da abertura está previsto para as 23h.


De acordo com Nascimento, a cerimônia de encerramento dos Jogos é um evento mais simples, já que maioria das cidades já terão ido embora. Ela será realizada provavelmente no dia 22 de novembro, logo após o almoço, no Ginásio Municipal, onde acontecerá a passagem da bandeira dos Jogos Abertos a Santos, próxima cidade a sediar a competição, em 2009.

(Texto e Fotos: Tais Romanelli José / Edição: Luan Antunes)

Nenhum comentário: