quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Expectativa de medalha é grande no handebol

Dentre os jogos de equipe, o handebol é uma importante modalidade que será disputada a partior de hoje (19) e até sábado (21), quando times do interior paulista se encontram em um dos maiores campeonatos esportivos do país. Na cidade sede dos Jogos Abertos, Piracicaba, a expectativa dos técnicos para medalha é grande.


Equipe masculina treina forte para os jogos

O treinador da equipe masculina, José Batista, conta que a equipe que disputará os Jogos Abertos treina há cerca de quatro anos e que a cidade já participou nessa competição com o handebol masculino quatro vezes pela primeira divisão, que esse ano é formada pelas cidades de Jundiaí, São José do Rio Preto, Santos e Piracicaba.

Na modalidade, em 2007, entre 22 equipes, Piracicaba se classificou em quarto lugar nos Jogos Abertos e em 2008 foi vice nos Jogos Regionais. O técnico conta que para o handebol esse evento é o maior campeonato da América Latina e os resultados estão aparecendo. “Nunca o handebol chegou entre os quatro primeiros, em 2007 conseguimos.” Esse ano a expectativa é melhorar os resultados.


Atletas defendem o nome da cidade no Handebol

Andréa Campos da Silva Spinosa é técnica há três meses da equipe feminina e esta orgulhosa dos resultados da equipe. “A equipe treina há dois anos e tem conseguido bons resultados, participamos dos Jogos Abertos há oito anos seguidos, falhando somente em 2003”.

A técnica conta também que a equipe feminina tem tradição na cidade e muitas jogadoras já foram escaladas para jogar em equipes maiores. “Piracicaba é formadora de boas jogadoras” diz Andréa.

A primeira divisão de 2008 para o handebol feminino é formada por São José do Rio Preto, Pindamonhangaba, Piracicaba e Jundiaí. Entre as equipes do especial a Universidade Metodista, que representa São Bernardo do Campo está com o favoritismo tanto para o feminino quanto para o masculino.

O Handebol é, segundo Rogério dos Santos, autor no livro handebol 1000 exercícios, “um jogo com perfeita interação formativa educacional e esportiva, podendo ser jogado por ambos os sexos sem nenhuma restrição, desenvolvendo simultaneamente, coordenação motriz apurada, força, resistência, velocidade, tirocínio e coragem”.

(Texto e Fotos: Bruna de Oliveira Bercelli/ Edição: Iuri Botão)

Nenhum comentário: